23 fevereiro, 2011

Noticia

Visitantes internacionais visitam APACs em Minas

Os visitantes, em sua maioria diretores de prisão, vieram de três países

da América Central: Barbados, Belize e Trinidad e Tobago.

A APAC de Itaúna recebeu na última semana, além de visitantes de Contagem (MG), Fortaleza (CE), Betim (MG) e de Itaúna, uma visita ilustre de nove membros da Prison Fellowship International (PFI), que vieram a Minas Gerais para conhecer a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. A PFI, entidade que congrega confraternidades carcerárias nacionais de mais de 100 países, busca a reinserção social daqueles envolvidos em ou afetados pela criminalidade.



Os visitantes, em sua maioria diretores de prisão, vieram de três países da América Central: Barbados, Belize e Trinidad e Tobago.



O Coordenador da delegação, Sr. Aklilu Tadesse, ficou satisfeito com tudo que viu e presenciou na APAC. Já conhecia parte do método na teoria através de livros e artigos e em Congressos diversos pelo mundo afora ligados a questão prisional.



O diretor executivo da FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Sr.Valdeci Antônio, acompanhou os amigos internacionais na visita a APAC masculina e na feminina de Itaúna na terça-feira (16/03), e quarta-feira (17/03), quando foram também conhecer de perto, o trabalho aplicado na APAC de Lagoa da Prata, que já funciona há mais de um ano nos mesmos moldes da APAC itaunense, inspiradora do projeto, naquela cidade e em outras centenas pelo estado de Minas e todo Brasil.



Dentre as visitações, Valdeci fez exposição de todo trabalho de repercussão da FBAC e das APAC's em todo o mundo, o funcionamento dos 12 elementos e sua aplicação, além de dar seu testemunho de todo trajeto do Centro de Reintegração Social de Itaúna, desde a época de sua juventude, quando descobriu a primeira experiência de presídio sem polícia, na cidade de São José dos Campos - SP, com o idealizador do Método, Dr.Mário Ottoboni.



Nossos amigos que trabalham há anos nas prisões da região do Caribe, ficaram encantados com o desenvolvimento do método que nasceu no Brasil e em visita, nesta última quinta-feira ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, disseram pessoalmente ao se reunirem com o Presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, "que o cuidado e o amor presentes nos Centros de Reintegração Social das APAC's de Lagoa da Prata e Itaúna, marcou profundamente vida de cada um deles". E foram unânimes em dizer que pretendem levar para seus países de origem o exemplo conhecido em Minas, que pode servir como inspiração e modelo para iniciativas similares.



* Wellington Silva é Educador Social na APAC Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Itaúna (APAC).

- Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário