30 junho, 2011

Perfil do Gamer Brasileiro



Parte 1

Pessoal, antes de tudo quero agradecer a participação de todos que responderam a enquete sobre o perfil gamer do brasileiro. Para quem não participou vou explicar: Entre os dias 19/05/2011 e 30/05/2011 foi realizado um questionário on-line e publicado nos publicado nos principais sites e fóruns de games brasileiros, entre eles GameVicio, Forum BJ, Forum UJ, entre outros. O objetivo? Trazer a comunidade gamer o perfil dela mesma. Deixando de lado as brigas e picuinhas que nos aborrecem e divertem, é importante que nos conheçamos para podermos aumentar o respeito mútuo.

Qual foi o resultado? A excelente marca de 1015 respostas! Algo realmente sensacional, haja vista que uma pesquisa realizada para eleições presidenciais tem pouco mais de 2000 respostas em média.

A partir de hoje, começarei a publicar os resultados preliminares da pesquisa. Calma, explico o motivo dos resultados não estarem completos: além de ser uma quantidade imensa de dados, quero estabelecer relações verdadeiras entre os dados, o que leva um pouco mais de tempo. No entanto as informações básicas estão aí! Espero que gostem.


Faixa Etária – Mais equilíbrio quase impossível


No gráfico é possível ver a distribuição de idades relatadas pelos gamers. O curioso: 53% dos gamers são maiores de 18 anos e 47% menores.


Como já era de se esperar os gamers freqüentadores de sites especializados são majoritariamente homens. Desconfie sempre daquela gata que parece saber tudo sobre World of Warcraft.

Primeira Plataforma – Big N disparada


Qual foi a sua primeira plataforma? O ranking é bastante disperso, mas o interessante: o Super NES tem mais que o dobro se comparado ao segundo lugar.

Pirataria – O homem do tapa olho é tupiniquim!


Contando com a sinceridade dos entrevistados, perguntou-se exatamente isso: Você, hoje, é usuário ativo de conteúdos "piratas" ou hacks, na sua plataforma? O gráfico mostra as respostas! Surpreendente ou não?

Avaliação das plataformas – Microsoft na ponta, família Playstation logo atrás. Mac na lanterna.


Buscando saber qual a avaliação pessoal a respeito de cada plataforma ainda disponível no mercado, solicitou-se que o gamer desse uma nota de 1 a 5 para cada uma delas. O gráfico abaixo mostra o ranking obtido a partir das médias dessas notas. Vale lembrar que todos os users votaram em todas as plataformas! Aproveitem.

Atualização

Devido a demanda e aproveitando que essa notícia ficou na home, segue o link para o form de pesquisa!

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?hl=en_US&pli=1&formkey=dEZGX2lEbTRoaWdBOVUtRVpRTXdJcnc6MQ#gid=0

Sendo assim, a coleta de dados continua aberta! Amanha postarei na home de novo para quem não conseguiu ver hoje!

Perfil do Gamer Brasileiro: Segunda Parte


Trago mais uma etapa da pesquisa que busca levantar o perfil do gamer que frequenta sites especializados e forúns sobre jogos no Brasil. Para quem não sabe ainda vou esclarecer: realizei uma pesquisa on-line com algumas perguntas que os usuários de vários sites e portais responderam. Com um total de 1738 respostas (isso mesmo!) levantei os dados necessário para que nós possamos nos conhecer melhor e nos respeitarmos mais.


Agora, os resultados dizem sobre em qual plataforma os gamers brasileiros jogam (pelo menos os que visitam sites de jogos) e qual o seu gosto preferido! Segurem-se e vamos lá!

Com qual plataforma? A que eu tenho!

A pergunta feita no questionário era: marque nas opções quais plataformas você usa efetivamente para jogar. O resultado é no mínimo... surpreendente! Mais de 90% dos entrevistaram afirmaram que jogam em seus PC. Ou seja: praticamente todos tem o PC como primeira ou segunda estação de jogos. Vida longa!


Estilo: Tiros para todos os lados

A pesquisa sobre o gênero de jogos preferidos foi uma das que mais gerou interesse. Aqueles rumores ou teorias que os videntes do mundo dos games fazem podem ir por água abaixo. Vejam e aproveitem!


Tempo? Temos de sobra

Abaixo, mostra-se o gráfico de quanto tempo os entrevistados afirmam que passam jogando semanalmente. Uma das principais reclamações que eu recebi referente aos questionário foi: 10 horas? Isso eu jogo por dia! Os resultados estão aí:


E você, se surpreendeu com os resultados?

Bem pessoal, por enquanto é isso. Estou tentando sempre trazer conteúdo original aqui para o site, evitando essas notícias de outros sites. Então qualquer erro ou falha, me desculpem, estou tentando fazer algo legal!

Os originais ficam no meu blog que existe mais para hospedar as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário