24 junho, 2011

Violência: Estudo Diz Que Games Violentos Reduzem A Criminalidade


Aparentemente, todos aqueles avisos de que a violência nos games é ruim para o seu cérebro podem estar… errados.
De acordo com um trabalho recente baseado em estudos feitos na Universidade do Texas, nos EUA, “no geral, videogames mais violentos levam a um decréscimo nos crimes violentos”.

O estudo foi citado em um artigo da BBC que analisa a queda na taxa de criminialidade nos Estados Unidos durante os últimos 20 anos. O texto cita dez razões possíveis para essa queda – e, entre elas, o aumento no número de jogos violentos talvez seja a menos óbvia. Entre outras razões possíveis estão uma menor exposição das crianças ao chumbo (que causaria problemas comportamentais) e a difusão de celulares com câmera (os criminosos estariam preocupados com a possibilidade de serem fotografados).
A pesquisa, porém, não elimina os possíveis efeitos negativos dos games nos jogadores – na verdade, ela conclui que jogar games violentos pode levar à agressão, mas de uma forma positiva. “Apesar de existirem provas de que, em um ambiente de laboratório, videogames violentos causem agressão, não há provas de que videogames violentos causem violência [real] ou crimes. Na verdade, dois estudos publicados recentemente analisaram o efeito da violência na mídia (filmes e videogames) no crime, e e descobriram que a exposição prolongada pode ter feito as taxas de criminalidade caírem”. A redução de crimes violentos em relação à violência nos games é um resultado direto do “efeito de incapacitação”. Em outras palavras: se você está em casa jogando, consequentemente não está na rua cometendo crimes.
Você pode estar pensando: “Tudo bem, mas e toda essa agressão que vem dos games? Você eventualmente precisa largar o controle. E aí?”. A Universidade do Texas conclui que: “O efeito do tempo de uso de videogames violentos pode reduzir a criminalidade mais do que a agressão aumenta… praticamente todas as provas laboratoriais que existem atualmente revelaram apenas [agressão] em curto prazo”. Em suma, jogadores com instintos agressivos estão essencialmente extravasando as vontades do seu cérebro no mundo virtual, e portanto são capazes de serem menos agressivos no real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário