14 fevereiro, 2012

Review (Dragon Age Origins)

Resolvi fazer uma pequena análise desse game, espero que gostem!


Jogo: Dragon Age Origins
Ano 2009
Plataforma: PS3, Xbox360 e PC
Produtora: BioWare
A história

A Capela nos ensina que foi a ganância dos homens que trouxe os Darkspawn ao mundo. Os antigos e poderosos magos do Império Tevinter, que dominavam as terras de Thedas em tempos passados, possuíam acesso ao mundo dos sonhos, a Fade, onde a lenda dizia que estava localizada a Cidade Dourada, na qual o próprio Criador residia. Os magos então tentaram invadir a Cidade Dourada por meio de sua magia, e conseguiram, mas com sua ganância, arruinaram o lugar, transformando-a na Cidade Negra. O Criador então transformou esses magos em monstros, e os enviou para a Terra, como punição aos homens.
Condenados ao subterrâneo, uma vez a cada era, os Darkspawn encontram um dos velhos deuses do Império Tevinter, que é então transformado num gigantesco dragão, o Arquidemônio, ele une toda a horda no único propósito de subir à superfície e devastar as terras dos homens, num evento que chamam de Blight. Mas quando tudo parecia perdido surge um grupo de guerreiros formados de todas as classes conhecidas, Humanos, Anões, Elfos, e de todas as classes conhecidas, chamados de Grey Wardens, e graças a eles os darkspawn foram derrotados.
Quatro séculos se passaram desde então, e novamente os Darkspawn estão retornando em busca de vingança e cabe a você unir um exército capaz de combatê-los.
Antes de começar você começa escolhendo a raça e o sexo do seu personagem são três raças, Humanos, Anões, e Elfos. E as classes são: Guerreiro, Ladino e Mago.
Você não escolhe somente a raça o sexo e a classe, você também pode escolher a origem do seu personagem!
E isso eu achei bem legal.
O jogo começa quando o estado de Ferelden encontra-se sob ataque de um grupo organizado de Darkspawn, possivelmente prevendo uma Blight. Ferelden acabou de sair de uma longa guerra com o estado vizinho de Orlais, e encontra-se em guerra civil (esse é o mínimo de spoilers que darei.
Depois de escolhida uma origem, você irá jogar esta origem até o momento em que Duncan, o líder dos Grey Wardens em Ferelden, te encontrar e invocar o Direito de Conscrição. Cada origem tem uma história diferente que faz você se tornar um Grey Warden, mas todas elas acabam te levando para Ostagar, onde as forças do rei Cailan pretendem acabar com a Blight antes mesmo dela começar.
Gráficos
Origins é um jogo muito bonito de se olhar, embora não seja feito numa engine tecnicamente possante. É certamente mais bonito do que Mass Effect, já que não foi feito na Unreal Engine (DAO foi feito numa engine criada pela Bioware, a Eclipse Engine, que é bem similar à velha Aurora Engine dos Neverwinter Nights). A animação dos personagens e inimigos é excelente, principalmente a animação facial e a interação dos personagens e inimigos durante as animações de morte (ex: A sincronia dos lábios dos modelos com as falas é perfeita. Os detalhamentos das roupas dos personagens são muito bem feitos.
Jogabilidade
Agora sim, o principal, comecemos pela criação de personagem. O jogo possui um sistema robusto que permite um nível muito bom de customização, Nada de classes de prestígio nem diferenças entre feiticeiro e mago, já que DAO não tem mais nada com as regras de D&D. Sua escolha de classe depende do que você quer que seu personagem principal seja. Quer um brucutu que urra feito um troll e corta cabeças de darkspawn com um machado, ou um soldado experiente que usa escudos para absorver dano? Escolha o guerreiro. Quer um assassino que usa duas adagas para atacar inimigos pelas costas, ou um arqueiro? Escolha o ladino. Quer um mago que joga bolas de fogo e conjura nevascas e tempestades? Óbvio né... As raças determinam alguns bônus de atributos, assim como em Neverwinter Nights, e a única restrição é que anões possuem resistência nata à magia, portanto não podem ser magos.
Personagens
Mais uma coisa bacana no game, a história do seu personagem é sempre lembrada, cada ação que você faz terá conseqüências, se você for um cara do bem, você será respeitado, se for o contrário será temido, etc.
Você também tem que agradar o seu grupo dando presentes, cada personagem gosta de determinada coisa, alguns gostam de jóias, outros gostam de miniaturas e por aí vai.
E existe a possibilidade do seu personagem ter um romance com um dos integrantes do grupo, tudo vai depender de suas ações durante a trama.
A história é cheia de suspense, e várias reviravoltas, que certamente qualquer amante de RPG vai gostar de jogar.
Os personagens são bem carismáticos, eles também podem ou não apoiar suas decisões, e caso ele não aprove você perde alguns pontos de afinidade com ele, que também podem ser recuperados no decorrer do jogo.
Enfim, Dragon Age Origins é um ótimo jogo, tem uma história cativante, personagens marcantes, e garante várias horas de diversão! Eu Recomendo!






Um comentário: