13 julho, 2014

Review Trilogia Syphon Filter

Bom dia pessoas!
Hoje estou trazendo minhas impressões de um jogo que eu passava horas jogando, espero que gostem!
Vamos lá!




Syphon Filter
Gênero: Ação
Ano de Lançamento: 1999 2000 e 2001                                                    Nota: 7.5
Produtora:
Eidetic/989 Studios/Sony CE
Plataforma: Playstation



Syphon Filter é um game de stealth/ação em terceira pessoa, lançado pela  989 Studios, para o Playstation, em 1999. O game foi um dos maiores sucessos do ano de 1999 tratando-se de jogabilidade e inovação. O seu lançamento foi um grande marco na geração do Playstation, pois representava uma qualidade técnica impecável tratando-se de um game de espionagem. Neste contexto Syphon Filter era o único game que conseguia bater de frente com a poderosa franquia Metal Gear Solid. Enquanto Metal Gear Solid se focava totalmente em stealth, Syphon Filter misturava stealth com diversos gêneros de jogabilidade para se tornar algo inovador. Junto a Metal Gear Solid e Tenchu: Stealth Assassins, Syphon Filter representava o que existia de melhor tratando-se de games de ação e stealth para o saudoso Playstation.
O aspecto furtivo de Syphon Filter era grandioso. A franquia chegava a desafiar qualquer apreciador de ação e fogo cruzado. A jogabilidade híbrida do jogo era a responsável por manter uma atmosfera frenética e exigir habilidades múltiplas do jogador. Mesclado à esta jogabilidade híbrida tem-se gráficos médios, trilha sonora top de linha e um enredo digno de filmes de espionagem.




Enredo e Jogabilidade
Gaben Logan e Lian Xing são agentes de uma unidade americana anti-terrorismo nomeada de Agency. Ambos são agentes altamente treinados para missões de alto risco, incluindo missões furtivas. Em uma operação de risco dos narcóticos de Rhoemer em Costa Rica, Ellis, um agente desta unidade de anti-terrorismo, é enviado para infiltrar-se nesta operação. Porém antes que pudesse obter sucesso foi assassinado pela ex-agente da KGB (Comitê de Segurança do Estado) Mara Aramov. Rhoemer sabendo que sua operação estava em risco, decide queimar as plantações e esconder as evidências de seu envolvimento com a criação do Syphon Filter, um vírus capaz de provocar a terceira guerra mundial. Ao receberem uma ameaça de ataque em Washington, Gabe e Lian têm como missão adquirir mais informações sobre Rhoemer, Mara e o desconhecido vírus até então.
Com certeza a jogabilidade é o ponto mais forte e inovador de Syphon Filter. Esta jogabilidade é característica de games em ação em terceira pessoa mesclado com elementos de plataforma. A mecânica do game foi totalmente inovadora para a data de lançamento e serviu de base para jogos como Splinter Cell, lançado anos depois. Todos os comandos funcionam perfeitamente, e com um pouco de prática, podem ser executados tranquilamente. Basicamente o game é dividido em missões que possuem certos objetivos e parâmetros para serem cumpridos. Estas missões são responsáveis pelo desafio e pela diversão completa do jogador. Totalmente inovadoras e nada repetitivas, essas missões mesclam estilos de jogabilidades diferentes como o stealth, shooter, estratégia e plataforma. Pode-se afirmar que o estilo predominante em Syphon Filter é a ação, e toda esta miscelânea proporcionou ao game uma rica experiência como nenhum outro jogo da época havia feito.

Além da variedade de estilos jogáveis o jogador irá presenciar também, uma variedade de cenários onde se passam os eventos do game. Cazaquistão, Estados Unidos e Ucrânia são alguns dos locais em que o jogador irá se aventurar. Metrôs, centro de exposições, armazéns, bancos e bases secretas compõem parte dessa vasta ambientação. Gabe Logan contará com vários movimentos e comandos para proteger-se ou surpreender seus inimigos. Em Syphon Filtrer os inimigos são numerosos e o jogador deve estar sempre bem posicionado para iniciar ou evitar um possível combate. Para isso o jogador conta com dois sistemas básicos: Ataque e esquiva.


 
Visual é mediano, tanto da parte dos personagens quanto dos cenários é possível notar um visual bem quadrado. Mas, a iluminação de Syphon Filter é muito boa para o PSX, totalmente planejada para tipo de cenário. O jogo de cores no local certo resulta em ótimos efeitos. Os alguns efeitos gráficos gerados durante o jogo merecem destaque: tiros, explosões e sangramentos são alguns dos efeitos que deixam a ação do jogo mais realista.
Trilha Sonora
No quesito musical Syphon Filter se destaca da maioria dos games de mesmo gênero. A trilha sonora é espetacular tratando-se de um game de ação do Playstation. A sensação que as músicas desse game passa é de estar dentro de um filme de ação. A dublagem dos personagens também é competente. Os efeitos sonoros também seguem o mesmo padrão de qualidade. Explosões e tiros merecem destaque. É possível calcular a distância de uma explosão através do som emitido pela mesma. Cada armamento do game também emite um som característico. Sendo assim, por exemplo, identificar cada arma que o inimigo está utilizando pelo simples som emitido pelo disparo. O cuidado com a parte da sonoplastia em Syphon Filter é visível e serviu de base para vários jogos do mesmo gênero lançados posteriormente.

Syphon Filter 2
 



Syphon Filter 2 começa onde o original parou, com Gabe Logan dentro das operações da poderosa organização de inteligência secreta dos EUA conhecida como Agency. A Agency foi responsável pelo desenvolvimento do mortal vírus Syphon Filter, e elementos corruptos dentro da organização estão agora se preparando para vender o vírus para uso em guerra biológica. Gabe e sua parceira, Lian Xing, tenta expor essa conspiração e evitar que organizações terroristas obtenham o vírus. Infelizmente, Lian foi infectada com o vírus Syphon Filter e capturada pela Agency, e Gabe passa a ser caçado como um traidor pela Agency e os militares.


O jogo começa rapidamente, com uma introdução em CG mostrando uma queda de pára-quedas em Colorado. Desse ponto em diante o ritmo é acelerado, seguindo a mesma fórmula que o jogo original. Cada nível começa com um resumo da missão, que fornece informações sobre os objetivos da missão e os parâmetros. Os parâmetros são normas rígidas que devem ser seguidas, tais como "Não disparar qualquer alarme" ou "Não matar qualquer pessoa da segurança". Além disso, os objectivos são por vezes adicionads como níveis para progrider, dependendo de como a situação se desenrola.

Agora o jogo alterna no controle de Gabe Logan e Lian Xing, embora a maior parte do jogo seja ainda jogada com Gabe. Isso fornece uma abordagem multifacetada para a história, como os acontecimentos são testemunhados a partir de duas perspectivas. O jogo também traz um modo multiplayer para 2 jogadores, até então inédito na série. 



 
Gabe e Lian têm uma grande variedade de movimentos à sua disposição, tais como andar, correr, esgueirar para frente em um agachamento, de joelhos, rolar, escalar e metralhar. Quando necessário, os agentes podem subir de mão em mão e saltar. Os controles são precisos e com boas respostas, e todas as ações parecem realistas. Isto proporciona uma real experiência de estar no controle de um agente especial altamente treinado.
O arsenal de armas disponível é enorme, a maior parte das armas do primeiro Syphon Filter estão aqui. E novas adições incluem o Crossbow, lançadores de gás lacrimogêneo, e H11 Sniper Rifle. Cada arma tem seus pontos fortes e fracos, e diferentes cenários exigirá o uso da arma de fogo apropriada. Há também alguns artefatos bacanas como misturadores de câmera e binóculos, mas eles não são muito utilizados no jogo. Também os inimigos estão mais inteligentes, podendo inclusive atirar na cabeça de seu personagem.

Uma qualidade do jogo que brilha acima do resto é o envolvimento entre os outros personagens nas missões. Gabe vai às vezes operar com um parceiro, e a interação entre eles é realista e aumenta a tensão. Correndo em uma nova área vai se ouvir gritos de "Snipers! Get down!". Os agentes vão receber informações e se ajudar através do seu rádio durante os níveis, e ações específicas às vezes seram necessárias, como o fornecimento de cobertura ou limpar os inimigos um a um para que os outros companheiros possam seguir em frente.

 
O jogo tem algumas falhas, como por exemplo, há pouca menção do Syphon Filter original. Jogadores que não estão familiarizados com esse título não vão apreciar o enredo, e algumas das referências no jogo não farão sentido. Teria sido útil ter informações básicas, ou serem mostradas como um flashback durante o jogo.

Embora os gráficos não representem um grande avanço em relação à Syphon Filter original, eles ainda são bons para o PlayStation 1, com uma paleta de cores melhorada, e com movimentos fluidos e realistas.

A dublagem durante as
cutscene é muito boa, embora às vezes a inflexão parece um pouco calma, considerando a situação. A trilha sonora é perfeita ao tema do jogo, e os efeitos sonoros são bastante competentes, tendo sido adicionado mais efeitos nessa continuação.

Syphon Filter 3

 

Mais uma vez, Gabe Logan é o protagonista, sendo confrontado com a sua ex-organização Agency. Agora ele e seus companheiros além de terem a missão de eliminar ameaça do vírus mortal apoderada por uma organização criminosa liderada por Mara Aramov, passam a ser suspeitos de traição pelo governo dos EUA. Conforme o jogo avança as missões do passado se misturam com missões atuais. A história salta de flashbacks para as operações atuais, criando uma narrativa envolvente que conta para os jogadores um pouco mais sobre a história dos personagens. E mesmo que o enredo decaia mais ou menos para o final, a estrutura geral é bem-vinda.
Syphon Filter 3 será imediatamente familiar a qualquer pessoa que experimentou um dos dois primeiros jogos. Na verdade, todos os três jogos parecem rodar numa engine quase idêntica. Desenvolvido pela Eidetic, a produtora fez pouca coisa diferente para essa sequência de Syphon Filter, e essas mudanças realmente não têm muito a ver com a jogabilidade. Em vez disso, eles focam na trama de modo que as 19 missões têm lugar ao longo dos últimos 20 anos, saltando de localidade para localidade e personagem para personagem.

O jogo possui um impressionante arsenal de armas, com várias armas novas para os jogadores poderem utilizar em toda sua glória destrutiva. Os estágios, que são bastante grandes para os padrões do PlayStation, são variados e dinâmicos. Eles incluem uma série de objetivos diferentes, embora esses geralmente resumem-se a atingir um determinado ponto no próximo nível ou um número de inimigos específicos. Ainda assim, os diferentes contextos em que essas missões ocorrem oferecem um grande senso de variedade.
Visual do jogo não melhorou muito a partir dos títulos anteriores da série, mas os ambientes são variados o suficiente para pelo menos dizer que a desenvolvedora estava tentando. A parte sonora se mantém num bom nível, com uma melhoria sutil na dublagem.
O game é basicamente mais do mesmo quando se trata da série, e para os fãs de ação, isso sinceramente não quer dizer que ele seja ruim, teve seus momentos, bom é o que eu acho.

Resumindo, é uma ótima trilogia quem quiser adquirir a trilogia completa está na PSN com o Valor de R$ 2,49 cada entre vários outros títulos, lembrando que só vai até a meia noite de hoje pois, a Sony fez essa promoção nesse final de semana!
Ainda da tempo!
Fico por aqui!
Até a próxima!



 
 




 
 


Um comentário:

  1. Nossa joguei muito esse game!
    Nostalgia total! Ótima análise, vou acompanhar sempre!

    ResponderExcluir