30 agosto, 2023

Armored Core. A Ascensão dos Mechas e o Legado da From Software

 Olá pessoas! Há quanto tempo! Fiquei por muito tempo sumido, mas acabei voltando, e vamos retomar os trabalhos! Vou falar dessa vez de Mechas! Que é um assunto que eu amo! Então, dirija-se para a plataforma onde está o seu Mecha! E prepare-se para o lançamento!



Nos corredores da indústria de jogos, poucos estúdios têm brilhado tanto quanto a From Software nos últimos anos. Sob a liderança visionária de Hidetaka Miyazaki, a empresa não apenas criou um gênero único, que inspirou uma série de títulos, mas também acumulou duas premiações de "Jogo do Ano" no The Game Awards, com Sekiro e Elden Ring. Contudo, a história da From Software remonta a 1994, muito antes da chegada de Miyazaki, e a empresa ostenta uma variedade de IPs que vão além do universo "souls-like". Entre essas preciosidades está Armored Core, uma franquia que mergulha no design e combate de mechas gigantes – os icônicos robôs conhecidos como mechas. Com sua estreia no longínquo ano de 1997, com Armored Core: Master of Arena, a série tornou-se um marco. Agora, após mais de 25 anos desde sua primeira aparição, Armored Core VI: Fires of Rubicon surge carregado de grande expectativa, impulsionada pelo sucesso recente da empresa. Mas a pergunta que ecoa é: o título permanece fiel às suas raízes ou a influência "souls-like" também penetrou no combate mecanizado da franquia?




Uma Experiência Única: Mechas ou "Souls"?

Antes de mergulharmos nas profundezas de Armored Core VI, devemos abordar o elefante na sala que tem intrigado a comunidade desde os primeiros trailers: será este apenas mais um "Souls-like", porém com aparência de robôs? Dada a relativa desconhecimento da franquia no ocidente até então, muitos presumiram que a From Software recorreria a essa fórmula para sua nova iteração. Contudo, é com confiança que afirmo: esse não é o caso. Armored Core VI partilha similaridades marcantes com seu "parente" Souls, notadamente em sua dificuldade implacável e ciclo de aprendizado. Assim como o gênero que consagrou a empresa, em Fires of Rubicon, encontramos a morte repetida enquanto tentamos decifrar padrões e táticas para superar os desafios. Entretanto, quanto ao restante, o jogo ostenta uma personalidade distinta e estilo próprio. Vamos explorar calmamente cada um desses aspectos.



O Despertar de Rubicon

Desde o início, Armored Core diferencia-se dos outros títulos da empresa por sua abordagem narrativa. Nesta jornada, não se exige a leitura de descrições de itens ou busca por vídeos de Vaatividya para compreender o enredo. Encarnando um mercenário geneticamente modificado, somos arremessados para Rubicon, um planeta que é a nascente de um recurso vital para o universo: o Coral. Esse material impulsiona a energia e a tecnologia humana, causando uma guerra comercial – e, muitas vezes, beligerante – entre corporações rivais. Contudo, Rubicon encontra-se agora imerso em cinzas devido ao cataclismo "Fire of Ibis", que consumiu uma quantidade monumental de Coral, devastando vastas áreas do planeta. No epicentro deste conflito, abraçamos trabalhos como mercenários, apoiando corporações ou habitantes locais que resistem à exploração do Coral de seu planeta.


A trama é intrincada e oferece escolhas ao longo da experiência. Sem adentrar spoilers, posso afirmar que a narrativa é cativante e incita-nos a progredir, recompensando-nos com múltiplos desfechos. Essa é a força propulsora em momentos desafiadores, com os mistérios e conflitos da trama aprofundando-se à medida que navegamos Rubicon.

Forjando Seu Mecha

Antes de se aventurar por Rubicon, é necessário um mecha capaz de enfrentar os perigos planetários e as missões que se apresentam. Aqui, encontra-se um dos pontos mais cativantes e divertidos de Armored Core VI: a personalização do mecha. Inicialmente limitados a mechas padrão, evocando a série de animes Gundam, à medida que acumulamos dinheiro e reputação, o leque de opções de personalização expande-se.

De armas corpo a corpo a um vasto arsenal de armas de longo alcance, passando por diferentes componentes estruturais como braços e torso, as partes escolhidas determinam o estilo de combate do mecha antes de cada missão. Prefere abordagem corpo a corpo e maior mobilidade? Opte por componentes que reduzem o peso, embora isso diminua a vida. Almeja demolir inimigos com armas pesadas? Escolha componentes de tanque, que permitem armamentos mais pesados em detrimento da agilidade.

Inúmeras combinações são possíveis tanto para nós quanto para os mechas inimigos. Não existe configuração perfeita, mas aquela que se adequa ao estilo e à missão. A personalização não se restringe a funcionalidade: adesivos desbloqueados e até a cor das partes podem ser ajustados. O resultado é uma infinidade de mechas únicos, uma vitrine de criatividade.


A Dança do Combate

Após receber as missões e preparar seu mecha, a hora de enfrentar os desafios de Rubicon chega. Armored Core VI mantém uma abordagem tradicional, baseada em missões, em vez de mundo aberto. Essa escolha, associada à capacidade de pausar o jogo, destaca-se como uma vantagem, permitindo sessões curtas de jogo sem exigir comprometimento prolongado. Quanto ao combate, Armored Core VI oferece uma experiência que desafia qualquer explicação que não mencione os títulos predecessores da franquia. O gameplay é singular, distinto dos títulos recentes da From Software. Adianto que, se abordarmos Fires of Rubicon como um "Souls-like", as primeiras horas podem ser difíceis. O combate em Armored Core carece de mecanismos como esquivas ou frames de invulnerabilidade. No entanto, o jogo oferece um frenesi e verticalidade raramente encontrados em outros títulos, até mesmo superando muitos jogos de ação. A movimentação constante e os disparos são cruciais, e evasões eficazes muitas vezes requerem mudanças bruscas de direção ou saltos para escapar do solo rapidamente.

Armored Core VI: O Auge do Combate Mecha

Considerar Armored Core VI: Fires of Rubicon o apogeu do combate mecha não é exagero. A precisão dos controles, a dinâmica do combate e a variedade de estilos, tanto do jogador quanto dos inimigos, convergem para uma experiência única. Embora o jogo inclua chefes tradicionais, é no combate mecha contra mecha que ele brilha. O ápice da jogabilidade, sem dúvida.


Para Além da História

Armored Core não se resume à campanha, oferecendo alternativas. A Arena permite enfrentar mechas diversos, desde anônimos até figuras cruciais na história. A opção oferece um laboratório para testar combinações e enfrentar oponentes peculiares. Às vezes, a Arena é mais cativante que a própria narrativa, sendo um playground para testar novas táticas ou desfrutar do combate.

Além disso, o modo multiplayer de Armored Core leva batalhas 1x1 ou 3x3, em arenas similares. Se o combate contra a IA já é espetacular, enfrentar outros jogadores aumenta a intensidade, com estratégias diversificadas e combinações inesperadas.



Considerações finais.

Armored Core VI: Fires of Rubicon não é isento de falhas, como sua duração relativamente curta e picos de dificuldade desequilibrados. Contudo, inegável é o fato de que a From Software produziu o ápice dos jogos mecha. Fãs de robôs gigantes e ação frenética têm uma pérola em Rubicon.



Bom, acho que é isso. Espero que tenham gostado! Até a próxima!!!



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