01 setembro, 2023

Starfield: Uma Odisseia Espacial Repleta de Ação e Exploração

 Boa tarde pessoas! Como vocês estão? Prontas para desbravar todo o universo com o novo game da Bethesda? Entre na sua nave, acomode-se e vamos decolar juntos!!!

Starfield oferece uma ampla gama de atividades, tornando importante resumir o que o jogo realmente oferece. Há uma História Principal que dura cerca de 30 horas, 4 Linhas de Missões de Facções que adicionam mais 25 horas, inúmeras "Missões Diversas" que equivalem a Missões Secundárias encontradas normalmente em cidades por meio de NPCs, Missões em Terminais que são mini trabalhos repetíveis gerados aleatoriamente, como Caçadas a Recompensas, Atividades que funcionam como tutoriais para experimentar de tudo um pouco, construção de Naves Espaciais, estabelecimento de Postos de Extração de Recursos, Romances com Companheiros, mais de 1000 Planetas e Luas para explorar com pontos de interesse gerados proceduralmente, algumas cidades principais povoadas com mercadores e doadores de missões, uma infinidade de armas e itens para saquear e criar. Você também pode participar de combates espaciais, visitar estações espaciais, roubar naves espaciais, pesquisar novos itens e modificações de equipamentos, encontrar revistas de habilidades e há um modo Novo Jogo+. Levei 100 horas para fazer tudo uma vez.






A jogabilidade é semelhante aos jogos da série Fallout e Elder Scrolls. Quando você ouve as pessoas dizerem "Fallout no Espaço", há alguma verdade nisso, pelo menos no que diz respeito à jogabilidade. Muitos dos mecanismos funcionam da mesma forma - você tem uma variedade de habilidades para começar, normalmente várias maneiras de resolver objetivos pacífica ou violentamente, um sistema de progressão, habilidades de arrombamento de fechaduras, hackeamento de computadores, roubo e perigos ambientais que causam aflições. O jogo pode ser jogado em primeira pessoa ou terceira pessoa.



A História

O jogo começa em um posto de mineração. Lá, você é apresentado a uma ferramenta chamada "Cutter", um laser que permite minerar elementos químicos. Nas minas, você entra em contato com um misterioso artefato alienígena. Uma briga irrompe e você é encarregado de levar esse artefato para a Constelação, a principal facção do jogo. Eles são os exploradores do universo. Para chegar lá, você recebe sua primeira nave espacial gratuitamente. O momento em que você voa para o espaço pela primeira vez é pura emoção. Há uma sensação de admiração diante da vastidão do espaço que Starfield consegue capturar muito bem. Os planetas são incríveis, quer você os veja do espaço exterior ou os explore a pé. Os gráficos são os melhores que já vi, é a primeira coisa desta geração que realmente parece que a "próxima geração" chegou. Embora eu tenha jogado a maior parte em um PC de jogos de alta qualidade, também testei a versão para Xbox Series X e ela roda perfeitamente bem em ambas as plataformas. O jogo é muito bem polido, o que é raro para um jogo desse tamanho. Eu nunca tive um único bug ou travamento em 100 horas. As texturas não apenas parecem bonitas, mas as pessoas, as animações faciais e a dublagem são as melhores da Bethesda até hoje. Todos os NPCs têm detalhes, especialmente os principais companheiros. As reflexões de luz são particularmente fantásticas, seja em uma estação espacial olhando para o espaço ou indo para cidades para missões, eu estava constantemente impressionado com o quão bem tudo parece. Verdadeiramente uma das maiores maravilhas tecnológicas desta geração.


Após uma breve introdução aos controles da nave, você precisa usar um Grav Drive para saltar de um sistema estelar para o próximo. As estrelas estão muito distantes para serem alcançadas com a propulsão regular da nave, então o Grav Drive permite que você pule instantaneamente para lá. Todas as naves têm um limite de "combustível", mas o combustível é recarregado automaticamente gratuitamente após cada Salto Grav, você não precisa minerar recursos para isso. A estatística de combustível apenas limita a distância que você pode percorrer em um único Salto. Depois de chegar em Nova Atlântida e fazer as primeiras tarefas para a Constelação, o jogo é bastante aberto, e você pode fazer as coisas na ordem que preferir. O objetivo geral é coletar todos os artefatos ao realizar Missões Principais. O interessante aqui é que suas localizações são geradas aleatoriamente, então a experiência será diferente para cada jogador.


Embora você possa terminar uma jogada focada na história em 30 horas ou menos, isso não significa que você deva. O jogo é melhor apreciado quando se dedica tempo para explorar, conversar com as pessoas e fazer missões secundárias para evoluir e ganhar dinheiro. É impressionante a quantidade de tarefas secundárias disponíveis, muito mais do que o conteúdo da história. Voava para descobrir novas estrelas e, aleatoriamente, uma estação espacial me chamava, pois estavam em apuros e precisavam de ajuda. Então, atracava apenas para descobrir que a tripulação tinha sido morta por piratas espaciais e tudo o que restava para mim era saquear o que os piratas deixaram para trás. Outras vezes, naves espaciais amigáveis em apuros pediam ajuda para defendê-las ou entregar algo para elas. Você também enfrentará piratas espaciais e terá que destruí-los com sua nave espacial ou tentar fugir deles com um Salto Grav. Existem algumas cidades povoadas com muitas coisas para explorar. Nova Atlântida é a cidade principal onde você encontra a Constelação. É bastante grande e há muitos NPCs com quem conversar. As luzes piscantes de Neon Core têm uma sensação cyberpunk e são controladas por corporações. A Cidade de Akila parece saída de um filme de faroeste e é controlada pelos Freestar Rangers. Cada facção tem sua própria cidade capital. Também existem alguns postos menores, como Cydonia em Marte.



A história é a melhor parte do jogo, sendo uma boa combinação de negociações diplomáticas, mas também com momentos de ação. Os corredores estreitos das estações espaciais e postos avançados proporcionam um combate tático surpreendentemente intenso, semelhante ao que você esperaria de Rainbow Six. Há uma sala cheia de inimigos após outra, e você deve eliminá-los um por um para chegar ao final. Os inimigos frequentemente soltam novas armas. Cada arma usa um tipo diferente de munição, o que constantemente o força a experimentar novas armas, e essa variedade torna o jogo mais divertido. Nas primeiras 2 horas, eu já tinha encontrado 10 tipos diferentes. A única coisa que não gostei na história é que ela terminou um pouco abruptamente. Parecia que muitos mistérios foram deixados sem explicação. Pensei que estava na metade do caminho depois de 20 missões principais e então tudo já havia terminado. Eu teria adorado se a história continuasse. Mas, mais uma vez, qualquer jogo que o faça desejar mais dele deve estar fazendo algo certo.



As Tarefas Secundárias

A maior parte do conteúdo de Starfield são as tarefas secundárias. Há muitas delas. Ao andar por aí, às vezes você ouvirá pessoas pedindo ajuda, ou receberá atividades no registro de missões que o apontarão para elas. Cada facção também apresenta uma linha de missão mais longa, que dura cerca de 5 horas. Elas fornecem muito dinheiro e recompensas exclusivas ao serem completadas, portanto, vale a pena fazê-las. O que amei durante as missões é como você constrói relacionamentos com seus companheiros. Com base em suas decisões, o companheiro dará feedback se gostou ou não do que você fez. Você realmente aprende a personalidade de cada companheiro e isso pode se transformar em um relacionamento romântico mais profundo. A quantidade de opções de diálogo neste jogo é impressionante. Dependendo de qual companheiro está viajando com você, eles podem intervir no diálogo, abrindo assim diferentes respostas. Suas habilidades também afetam diálogos bônus disponíveis. Existem também "Terminais de Missão" com trabalhos em miniatura que se regeneram infinitamente, sempre úteis quando você precisa de dinheiro. Mas as principais Missões Secundárias têm objetivos fixos e são fornecidos por pessoas específicas. As missões são todas bastante diferentes e variadas, há um pouco de tudo. Algumas envolvem mais diplomacia e negociação com pessoas, outras são mais repletas de ação, algumas incentivam o sigilo ou o trabalho de detetive. Todas são bastante fáceis de completar, com marcadores de objetivos, e se você se perder, pode usar o scanner para ver uma linha no chão que o guia para o próximo objetivo. Geralmente, não sou fã desse tipo de orientação e de correr de A para B, mas em um jogo desse tamanho, é o melhor a fazer. A única coisa que teria sido útil são mapas para as cidades. Embora todos os planetas tenham um "Mapa de Superfície", esse mapa está vazio e mostra apenas pontos de interesse próximos, mas não prédios, lojas ou doadores de missões. Para planetas áridos, isso é suficiente, mas para cidades principais, é confuso navegar e descobrir tudo. Eu sempre me preocupava em perder algum conteúdo secundário interessante porque os doadores de missões não estavam marcados.



Exploração

O maior ponto de venda do Starfield - a exploração - é onde ele fica um pouco aquém. Depois de tirar as missões, o jogo parece vazio. A exploração funciona da seguinte forma: você pode saltar para sistemas solares, escanear seus planetas e pousar neles. O mapa estelar é pré-criado e fixo, mas os locais de pouso disponíveis nos planetas são gerados proceduralmente e diferentes para cada jogador. Você também pode pousar onde quiser clicando em qualquer ponto de um planeta (exceto planetas gasosos e alguns planetas de clima extremo). Em seguida, você pode abrir o scanner e tudo o que você precisa fazer é escanear a flora e a fauna algumas vezes até atingirem 100% de conclusão, e procurar os pontos de interesse gerados aleatoriamente. Isso inclui coisas como cavernas e postos avançados abandonados. Mas há um problema: há um número muito limitado de designs pré-programados para cada local. Apenas onde eles estão é diferente. Se você já viu um posto avançado, já viu todos eles. Eles são todos cópias idênticas, apenas regenerando a cada algumas centenas de metros em cada planeta. Portanto, a localização onde você encontra essas estruturas é aleatória, mas as estruturas em si são pré-fabricadas e sempre iguais. Os planetas, caso contrário, são vazios. É melhor ter planetas completamente vazios, mas não há variação suficiente com os pontos de interesse recorrentes. Locais internos como minas também são cópias idênticas, você encontrará os mesmos layouts várias vezes, com os mesmos posicionamentos de inimigos. Isso torna a exploração monótona. O jogo também precisa de veículos dirigíveis com urgência. Você tem oxigênio limitado para correr, e dependendo da gravidade em qualquer planeta específico, você consumirá mais ou menos. Você não pode correr muito longe, e leva muito tempo para o oxigênio se recarregar. Percorrer uma distância do ponto de interesse ao próximo leva muito tempo, além do limite de transporte torna a exploração uma perda de tempo, pois você tem que deixar a maioria das coisas para trás. Isso poderia ter sido mais divertido se os recursos não aumentassem o peso do inventário. Também não é possível voar com a nave nas atmosferas dos planetas. Você só pode voar no espaço exterior, selecionar um local de pouso e depois caminhar a pé. Não há voo ou condução para a exploração planetária. 


Os Postos Avançados têm pouca utilidade, principalmente na falta de função prática, recursos podem ser facilmente comprados em vez de minerados, e eles não são essenciais para missões. A limitação de tipos de elementos que podem ser minerados em cada posto e a disponibilidade limitada em planetas tornam as conexões de carga pouco vantajosas. Além disso, vender materiais minerados é pouco lucrativo. As telas de carregamento excessivas ao entrar e sair de lugares e durante missões prejudicam a experiência de exploração, embora sejam rápidas em unidades NVMe. Esperamos melhorias no próximo jogo da Bethesda.



Considerações finais.

Starfield é o jogo mais polido da Bethesda até agora. Há muito o que fazer, mas a exploração deixa um pouco a desejar. Sem veículos, caminhar pelos planetas não é uma maneira eficiente de viajar. No entanto, a história é fantástica e o jogo é visualmente deslumbrante. É uma experiência única que você não deve perder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário